Um sábio que inventa um jogo intrigante, um rei, ou imperador, que se vislumbra com a facilidade de jogá-lo e as possibilidades estratégicas entorno dele. E no fim uma divida que nem em muitos milhões de anos poderia ser paga.
Calma que logo você vai entender sobre o que eu estou falando. Nos últimos anos temos nos deparado com termos como crescimento exponencial, por progressão exponencial, se referindo ao alcance dos crescimentos nos casos de Covid-19 no mundo todo.
Mas como uma fábula envolvendo a invenção do jogo de xadrez, se relaciona com o cálculo de números completamente impossíveis de conceber em nossa realidade? Para saber, continue lendo essa matéria!
O imperador e o inventor do xadrez
Segundo a lenda, que já foi contada e recontada com diversas versões, um sábio responsável pela criação do jogo de xadrez é convidado a demonstrar sua invenção ao imperador.
Esse, por sua vez, se viu fascinado tanto pela beleza do jogo, quanto por sua complexidade, que oferecer qualquer coisa que o humilde, porém muito inteligente, inventor desejasse.
Dentre todas as escolhas que ele poderia fazer, pediu a seguinte recompensa ao imperador: trigo. Ou melhor dizendo, que fosse depositado em cada casa do tabuleiro do jogo uma quantidade de grãos, até que todo ele fosse preenchido.
A lógica era seguinte, seria colocado um grão na primeira casa, dois na segunda, quatro na terceira, oito na quarta, e assim por diante sempre dobrando o valor anterior para a casa seguinte.
A cilada
A tarefa que aparentemente parecia simples, foi logo aceita pelo imperador. E assim se fez, os grãos começaram a ser depositados para cada casa do tabuleiro.
Chegando a primeira metade das casas, o imperador logo ficou preocupado, afinal até a 30ª casa já se somava 4 bilhões de grãos, o que dava uma propriedade grande.
Contudo, da metade seguinte do tabuleiro o susto foi ainda maior. O valor ao todo, no final da duplicação dos grãos atingiu incríveis 18.466.744.073.709.551.615, ou 18 sextilhões.
Aí entramos no campo das analogias. Para estocar essa quantidade de trigo, seria necessário um silo que tivesse um comprimento maior do que a distância da Terra até o Sol. Ou então, uma plantação que cobrisse tanto a terra quanto parte dos oceanos, duas vezes, no planeta!
Desfecho e moral da história
Existem diferentes versões para o desfecho da fábula matemática. Há aquela em que o imperador entrega seu reinado ao sábio e tira a própria vida, ou que após perceber na pegadinha que havia caído, mandou decapitar o mesmo sábio.
De uma forma ou de outra, o ensinamento, fora o de ficar atento a espertinhos, é sobre a observação da progressão exponencial.
É uma maneira que, com o avanço das tecnologias, conseguimos mensurar cada vez números maiores. É uma janela para o infinito que nos cerca.
Voltar a essa história tão antiga, é termos noção do quanto a nossa civilização avançou, e que mesmo obtendo cada vez mais conhecimento, maiores ficarão os números.
É uma ótima forma de ilustrar o quanto estamos em meio a um intrincado sistema que conduz a natureza e tudo ao nosso redor.
Gostou de saber mais sobre progressão exponencial, e suas possibilidades? Então deixe um SIM nos comentários!
Escola em Pinhais – IEPI
Pensar em Educação nos dias de hoje é compreender que o mundo nos proporciona muitas possibilidades de aprendizagem e diferentes interações que extrapolam o ambiente escolar. A par desse contexto, o IEPI – Escola Pinhais assume essa desafiadora tarefa e, para isso, conta com uma equipe de profissionais especializados e dedicados, que não medem esforços para proporcionar aos nossos alunos uma educação de qualidade em um ambiente acolhedor.
Educação atualizada
Nesta escola, nossos alunos contam com uma educação moderna, pautada em valores e princípios éticos. Percorrem caminhos inovadores e fundamentados em uma proposta dinâmica e desafiadora. As aulas acontecem através de pesquisas, com projetos diferenciados, vivências e aprendizagem significativa, de forma a ampliar a construção do conhecimento. Esse é o nosso compromisso, ao qual se agrega o suporte do amplo conjunto de soluções educacionais do Sistema de Ensino Positivo.
O IEPI sabe que o futuro de nossos alunos depende de práticas educacionais diferenciadas e de muita dedicação por parte do corpo docente.
Acreditamos que a Educação só germina através do compromisso e do amor. Amor em tudo o que fazemos tem sido o nosso diferencial!
Venha para a IEPI
Endereço: Rua Jandaia do Sul, 737
Emiliano Perneta – Pinhais – PR
Veja também
- Ela produz a vida!
- O amor representado pelas mãos!
- A França sentiu a força Verde e Amarela!
- Quem quer, supera!
- Dedicação além dos número!
- Direito de todos!
- A nossa origem é o amor!
- Dedicação além dos números!
- Onde nascem os campeões – Julia Rigon de Brito
- 03/09 – Torneio Macoto Budokan
- Novas descobertas, sempre!
- A vida em movimento!