O governo de Jânio Quadros durou apenas sete meses, sendo ele, por isso, o presidente da república que ficou menos tempo no poder.
Jânio se candidatou à presidência em 1960, tendo como principal oponente o candidato governista, Marechal Henrique Teixeira Lott, que já havia sido Ministro da Guerra durante o governo de Juscelino Kubitschek.
Entretanto, Lott não agradou o eleitorado, não empolgando mesmo aqueles que tendiam ao lado governista. Foi em meio a essa falta de confiança que Jânio despontou com uma candidatura muito eloquente.
Surgindo com um slogan de que iria “varrer a corrupção do Brasil”, se apresentando em suas propagandas e aparições públicas com uma vassoura em mãos, logo caiu nas graças da população.
Assim, em 1960, Jânio Quadros se tornou, até aquele momento, o presidente eleito com o maior número de votos, alcançando a marca de 5,6 milhões de votos.
Como além do presidente, o vice também era escolhido pela população, o vice da chapa de Jânio não se elegeu. Na situação, foi João Goulart quem conquistou o posto de vice-presidência da república.
Entretanto, como dito anteriormente, o governo de Jânio não iria durar muito tempo após sua eleição.
Uma das principais características do seu governo foi a atuação independente do Brasil nas relações exteriores. O mundo vivia em meio a Guerra Fria, colocando em conflito as nações capitalistas (EUA, Europa) com os socialistas (União Soviética, Cuba, etc.).
Jânio queria que o país não se pautasse por ideologias, atuando de forma independente. Mas entrou em contradição muitas vezes, tendo como um exemplo marcante a condecoração de Ernesto Chê Guevara, um dos principais líderes da Revolução Cubana, e inimigo dos EUA.
Além disso, colocou em vigor medidas de cunho moralista e excêntricas. Como a censura de cenas imorais que possuem “influência nefasta ao espírito infanto-juvenil”.
Sem sofrer com crises, foi o próprio Jânio Quadros que levou uma crise ao seu governo. Com o intuito de dar um autogolpe, de maneira a obter poderes plenos e enfraquecer o congresso, Jânio pediu renúncia por conta própria.
Sua ideia era que a renúncia causasse uma comoção popular, e com o apoio de seu eleitorado, se tornasse um herói e assim desse um golpe de estado.
Entretanto, sua ideia não deu certo, não houve a comoção que tanto esperada, e após sete meses no comando da república, Jânio foi deposto do cargo de presidente.
Sua renúncia causou muitos problemas ao Brasil. João Goulart estava em viagem à China, e seria impedido pelos militares de tomar o poder alegando que ele tinha ligações com comunistas.
Somente em setembro de 1961 Jango pode tomar posse, ainda que com poderes restritos, devido à aprovação do Congresso ao aderir ao Parlamentarismo.
Jânio, então, se tornou uma figura emblemática do populismo, lembrado muito mais como uma figura excêntrica, do que como um líder de estado de fato.
Entre em contato com a nossa equipe aqui pelo site!
Veja também
Posts mais recentes
- Como escrever um texto dissertativo-argumentativo?
- Qual foi o impacto do Plano Real no país?
- O que foi o plano “50 anos em 5”?
- Bháskara: como utilizar essa fórmula?
- Por que o tempo é relativo para Einstein?
- O que é o fenômeno La Niña?
- Qual é a origem do Carnaval no Brasil?
- Phrasal Verbs: aprenda a identificá-los
- Quais as principais características do período colonial no Brasil?
- Como identificar o sujeito em uma frase?
Escola em Pinhais – IEPI
Pensar em Educação nos dias de hoje é compreender que o mundo nos proporciona muitas possibilidades de aprendizagem e diferentes interações que extrapolam o ambiente escolar. A par desse contexto, o IEPI – Escola Pinhais assume essa desafiadora tarefa e, para isso, conta com uma equipe de profissionais especializados e dedicados, que não medem esforços para proporcionar aos nossos alunos uma educação de qualidade em um ambiente acolhedor.
Educação atualizada
Nesta escola, nossos alunos contam com uma educação moderna, pautada em valores e princípios éticos. Percorrem caminhos inovadores e fundamentados em uma proposta dinâmica e desafiadora. As aulas acontecem através de pesquisas, com projetos diferenciados, vivências e aprendizagem significativa, de forma a ampliar a construção do conhecimento. Esse é o nosso compromisso, ao qual se agrega o suporte do amplo conjunto de soluções educacionais do Sistema de Ensino Positivo.
O IEPI sabe que o futuro de nossos alunos depende de práticas educacionais diferenciadas e de muita dedicação por parte do corpo docente.
Acreditamos que a Educação só germina através do compromisso e do amor. Amor em tudo o que fazemos tem sido o nosso diferencial!
Venha para a IEPI
Endereço: Rua Jandaia do Sul, 737
Emiliano Perneta – Pinhais – PR