Com certeza você já deve ter ouvido falar de Isaac Newton, e de suas três leis, relacionadas a física, ou mais especificamente, as três leis da dinâmica dos corpos.
Esse conjunto de leis, ou regras, se tornou um marco da física clássica, trazendo em seus princípios, explicações para uma diversidade de fenômenos da natureza, desde a predição do movimento de asteroides, até o surgimento das marés.
As três leis de Newton são utilizadas para descrever a dinâmica dos corpos, em outras palavras, quais são as causas que podem alterar seu estado de movimento. Elas tratam de situações em que os corpos permanecem ou não em equilíbrio.
Sendo assim, temos a 1ª lei (Lei da Inércia), a 2ª (Lei da Superposição de Forças) e a 3ª (Lei da Ação e Reação), e a seguir você vai conhecer um pouco mais sobre cada uma delas.
Lei da Inércia
Essa famosa lei, indica que um corpo deverá se manter em repouso, parado, ou irá se mover ao longo de uma linha reta em velocidade constante, e essa tendência só mudaria se houver uma força resultante não nula que altere esse estado.
Em termos práticos, podemos exemplificar como quando um motorista pisa no acelerador do carro, e sente seu corpo comprimido no banco, como se houvesse uma força o empurrando para trás. Na realidade, o que ele sente é a expressão da sua inércia, a tendência que o seu corpo tem em se manter parado ou em velocidade constante.
Outra lógica apontada por essa primeira lei, é a relação da massa de um corpo com a sua inércia. Newton nos diz que quanto maior a massa, maior será a força necessária para alterar o seu estado de movimento. Enquanto corpos de massa menor, tendem a precisar da aplicação de forças menos intensas para tal finalidade.
Lei da Superposição de Forças
Também conhecida como Princípio Fundamental da Dinâmica, essa lei tem como função explicar a ação resultante das forças sobre um corpo, no momento em que ocorre sua mudança de estado de movimento.
Nesse caso, Newton explica que o módulo de aceleração produzida sobre um corpo é diretamente proporcional ao módulo de força aplicado sobre ele. E que o seu valor é inversamente proporcional a massa desse corpo.
Por se tratar de uma grandeza vetorial, as forças resultantes do movimento do corpo são descritas com uma flecha apontada para a direita, sobre o símbolo F. Isso não quer dizer a direção da grandeza vetorial, somente que é um vetor de fato.
Ainda de acordo com a segunda lei, temos que a força resultante aplicada sobre o corpo, produz uma aceleração na mesma direção e sentido da força resultante.
Lei da Ação e Reação
Outro postulado famoso de Newton, e que observa o surgimento das forças em pares.
Como isso ocorre? Segundo o que o físico explicou, sempre que há a aplicação de uma força sobre um corpo, irá surgir uma força de mesma intensidade, porém no sentido oposto ao que foi aplicado.
Através dessa lei, conseguimos entender melhor que, para que surja uma força, é preciso a interação entre dois corpos, produzindo a tal ação e reação. Sem contar que é impossível que um par dessa ação e reação, se forme no mesmo corpo.
O que ainda podemos retirar de conclusão da terceira lei, é a relação entre intensidade, direção e sentido. Ou seja, enquanto temos o mesmo valor de intensidade, na mesma direção, a reação na verdade se demonstra em um sentido oposto.
Assim sendo, quando aplicamos uma força sobre um corpo para baixo, recebemos com a mesma intensidade aplicada, porém partindo para cima, por exemplo.
É a mesma coisa que ocorre, se por exemplo empurrarmos um carrinho de compras lotado, utilizando patins nos pés. Dessa forma, seremos empurrados para trás, por conta da fraca intensidade da força de atrito entre as rodas dos patins e o piso.
Gostou de saber um pouco mais a fundo sobre os conceitos entorno das leis de Newton? Então deixe um GOSTEI nos comentários!
Escola em Pinhais – IEPI
Pensar em Educação nos dias de hoje é compreender que o mundo nos proporciona muitas possibilidades de aprendizagem e diferentes interações que extrapolam o ambiente escolar. A par desse contexto, o IEPI – Escola Pinhais assume essa desafiadora tarefa e, para isso, conta com uma equipe de profissionais especializados e dedicados, que não medem esforços para proporcionar aos nossos alunos uma educação de qualidade em um ambiente acolhedor.
Educação atualizada
Nesta escola, nossos alunos contam com uma educação moderna, pautada em valores e princípios éticos. Percorrem caminhos inovadores e fundamentados em uma proposta dinâmica e desafiadora. As aulas acontecem através de pesquisas, com projetos diferenciados, vivências e aprendizagem significativa, de forma a ampliar a construção do conhecimento. Esse é o nosso compromisso, ao qual se agrega o suporte do amplo conjunto de soluções educacionais do Sistema de Ensino Positivo.
O IEPI sabe que o futuro de nossos alunos depende de práticas educacionais diferenciadas e de muita dedicação por parte do corpo docente.
Acreditamos que a Educação só germina através do compromisso e do amor. Amor em tudo o que fazemos tem sido o nosso diferencial!
Venha para a IEPI
Endereço: Rua Jandaia do Sul, 737
Emiliano Perneta – Pinhais – PR
Veja também
- Ela produz a vida!
- O amor representado pelas mãos!
- A França sentiu a força Verde e Amarela!
- Quem quer, supera!
- Dedicação além dos número!
- Direito de todos!
- A nossa origem é o amor!
- Dedicação além dos números!
- Onde nascem os campeões – Julia Rigon de Brito
- 03/09 – Torneio Macoto Budokan
- Novas descobertas, sempre!
- A vida em movimento!