A Revolta dos Farrapos foi um dos movimentos armados mais conhecidos da história do nosso país, e por mais que tenha se caracterizado por um embate de poucas baixas, foi o que mais demorou para ter um desfecho.
Neste artigo você irá compreender os motivos para o início da revolta, quando aconteceu e suas principais consequências. Siga lendo para descobrir mais sobre a nossa história!
Por que aconteceu, e quem estava envolvido?
A Revolta dos Farrapos foi um movimento armado e revolucionário que ocorreu na região Sul do Brasil, mais especificamente no estado do Rio Grande do Sul.
Teve uma predominância de participação da elite da região, formada por estancieiros, ou criadores de gado da época.
Isso porque de maneira geral eles se sentiram extremamente insatisfeitos com as taxas de impostos sobre o charque local (carne-seca), principal fonte de alimento para os escravos em outras fazendas.
Esse descontentamento com o governo, junto à concorrência desigual com o charque uruguaio e argentino, que não recebiam as mesmas taxações que os produtos nacionais, intensificou ainda mais os ânimos dos estancieiros.
Outros fatores que se somaram aos motivos para dar início a revolta foram:
- Descontentamento relacionado a criação da Guarda Nacional;
- Insatisfação com a negativa do governo de arcar com os prejuízos dos estancieiros após uma praga de carrapatos ter atingido o gado em 1834;
- a livre circulação de ideais republicanos e federalistas na região que impactavam, a autonomia da província.
Quanto tempo durou?
Como dito anteriormente, a Revolta dos Farrapos foi o conflito que mais levou tempo para ser finalizado.
Para se ter ideia, seu começo oficial data do dia 20 de setembro de 1835, ainda durante o Período Regencial, e somente foi dado como concluído no ano de 1845, ou seja, se estendendo até o Segundo Reinado!
Esse movimento ganhou dimensão quando foi proclamada pelos estancieiros a República Rio-grandense, também conhecida como República de Piratini. Esse fato divide historiadores sobre a real intenção do movimento: era um movimento de caráter separatista que se uniria com o Uruguai e/ou Argentina, ou apenas buscava forçar o governo a conceder maior autonomia para a província?
A revolta espalhou-se ainda até a região de Santa Catarina, que não durou muito tempo sob o domínio dos farrapos, tempos depois retomada pelas forças do governo.
Conclusão
Mesmo tendo perdurado por muito tempo, o número de mortos, comparado a outros embates armados, é muito menor no caso da Revolta dos Farrapos.
A maior parte do conflito foi resolvida de maneira diplomática, negociando a rendição dos farrapos que já se encontravam em situação muito precária.
Sendo assim, dado cabo da revolta, o governo assinou o Tratado do Ponche Verde, que negociava a rendição dos revoltosos. Entre os itens deste tratado estavam:
- Anistia aos envolvidos;
- Taxação do charque estrangeiro em 25%;
- Militares farrapos foram integrados ao exército imperial, mantendo a patente;
- Provincianos receberam o direito de escolher seu governador de província (não cumprido pelo governo);
Este conteúdo te ajudou em seus estudos? Então deixe um SIM nos comentários!
Escola em Pinhais – IEPI
Pensar em Educação nos dias de hoje é compreender que o mundo nos proporciona muitas possibilidades de aprendizagem e diferentes interações que extrapolam o ambiente escolar. A par desse contexto, o IEPI – Escola Pinhais assume essa desafiadora tarefa e, para isso, conta com uma equipe de profissionais especializados e dedicados, que não medem esforços para proporcionar aos nossos alunos uma educação de qualidade em um ambiente acolhedor.
Educação atualizada
Nesta escola, nossos alunos contam com uma educação moderna, pautada em valores e princípios éticos. Percorrem caminhos inovadores e fundamentados em uma proposta dinâmica e desafiadora. As aulas acontecem através de pesquisas, com projetos diferenciados, vivências e aprendizagem significativa, de forma a ampliar a construção do conhecimento. Esse é o nosso compromisso, ao qual se agrega o suporte do amplo conjunto de soluções educacionais do Sistema de Ensino Positivo.
O IEPI sabe que o futuro de nossos alunos depende de práticas educacionais diferenciadas e de muita dedicação por parte do corpo docente.
Acreditamos que a Educação só germina através do compromisso e do amor. Amor em tudo o que fazemos tem sido o nosso diferencial!
Venha para a IEPI
Endereço: Rua Jandaia do Sul, 737
Emiliano Perneta – Pinhais – PR
Veja também
- Ela produz a vida!
- O amor representado pelas mãos!
- A França sentiu a força Verde e Amarela!
- Quem quer, supera!
- Dedicação além dos número!
- Direito de todos!
- A nossa origem é o amor!
- Dedicação além dos números!
- Onde nascem os campeões – Julia Rigon de Brito
- 03/09 – Torneio Macoto Budokan
- Novas descobertas, sempre!
- A vida em movimento!