Quando vai chegando a época do vestibular um dos assuntos que mais dão nó na cabeça dos alunos é sem dúvida a química orgânica!
Conforme vamos estudando ela vai se tornando mais e mais complexa. Entretanto, pegando a base do seu conceito, se torna até mais simples de visualizar e esclarecer os desafios dessa matéria.
A seguir você confere o que é mais importante saber sobre química orgânica em seus estudos.
O que é?
A química orgânica é o campo do conhecimento que estuda todos os compostos que têm em sua base a estrutura de átomos de carbono e outros elementos presentes em organismos vivos, tanto do reino animal quanto do reino vegetal, como hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, entre outros.
Essa é a sua principal diferença com a química inorgânica, por exemplo, que estuda as ligações dos compostos em organismos que não apresentam o chamado ciclo da vida, mais especificamente as substâncias presentes no reino mineral.
O que são os compostos orgânicos
Compostos orgânicos são moléculas formadas por átomos de carbono ligados entre si ou a outros elementos, como oxigênio, nitrogênio, fósforo, halogênios, etc. Sua origem pode ser natural, como moléculas que compõem o petróleo, além de carboidratos, proteínas, lipídios, entre outros; e compostos orgânicos sintéticos criados em laboratório, como plásticos e medicamentos.
As moléculas orgânicas são formadas por um conjunto de átomos de carbono unidos por ligações covalentes e são divididas de acordo com as suas funções orgânicas, agrupando os compostos com características semelhantes.
Classificação dos carbonos
Os carbonos são classificados de acordo com a quantidade de outros átomos ligados a eles e conforme o tipo de ligação.
Seguindo esse critério, podemos dividir o carbono em quatro grupos:
Carbono primário: ligado diretamente no máximo a um outro carbono;
Carbono secundário: ligado diretamente a duas outras moléculas de carbonos;
Carbono terciário: ligado diretamente a três outros carbonos;
Carbono quaternário: ligado diretamente a quatro outras moléculas de carbonos.
Classificação das cadeias carbônicas
Você já deve saber que os milhões de compostos orgânicos apresentam estruturas formadas predominantemente por átomos de carbono e são chamadas cadeias carbônicas. Esses encadeamentos podem ser classificados a partir de quatro critérios principais. Confira!
Relacionadas ao fechamento da cadeia
Aberta, cíclica ou alifática
Também chamadas acíclicas ou alifáticas, as cadeias abertas possuem duas ou mais extremidades e não contêm nenhum tipo de encadeamento, fechamento ou anel.
Fechada ou acíclica
As fechadas, chamadas acíclicas, apresentam átomos unidos fechando a cadeia, formando um ciclo, um núcleo ou um anel.
Mista
Aqui o encadeamento possui ao menos uma parte em que os átomos não estão formando uma cadeia, ou seja, estão abertos enquanto a outra parte é fechada ou cíclica.
Relacionadas à disposição
Linear, normal ou reta
Ocorre quando existem carbonos primários e secundários no encadeamento. Quando em uma única sequência, geram duas pontas ou extremidades.
Ramificada
As ramificadas possuem três ou mais pontas apresentando carbonos terciários ou quaternários.
Essa é somente uma introdução a química orgânica, se você possui mais dúvidas entre em contato com a nossa equipe!
Escola em Pinhais – IEPI
Pensar em Educação nos dias de hoje é compreender que o mundo nos proporciona muitas possibilidades de aprendizagem e diferentes interações que extrapolam o ambiente escolar. A par desse contexto, o IEPI – Escola Pinhais assume essa desafiadora tarefa e, para isso, conta com uma equipe de profissionais especializados e dedicados, que não medem esforços para proporcionar aos nossos alunos uma educação de qualidade em um ambiente acolhedor.
Educação atualizada
Nesta escola, nossos alunos contam com uma educação moderna, pautada em valores e princípios éticos. Percorrem caminhos inovadores e fundamentados em uma proposta dinâmica e desafiadora. As aulas acontecem através de pesquisas, com projetos diferenciados, vivências e aprendizagem significativa, de forma a ampliar a construção do conhecimento. Esse é o nosso compromisso, ao qual se agrega o suporte do amplo conjunto de soluções educacionais do Sistema de Ensino Positivo.
O IEPI sabe que o futuro de nossos alunos depende de práticas educacionais diferenciadas e de muita dedicação por parte do corpo docente.
Acreditamos que a Educação só germina através do compromisso e do amor. Amor em tudo o que fazemos tem sido o nosso diferencial!
Venha para a IEPI
Endereço: Rua Jandaia do Sul, 737
Emiliano Perneta – Pinhais – PR
Veja também
- Ela produz a vida!
- O amor representado pelas mãos!
- A França sentiu a força Verde e Amarela!
- Quem quer, supera!
- Dedicação além dos número!
- Direito de todos!
- A nossa origem é o amor!
- Dedicação além dos números!
- Onde nascem os campeões – Julia Rigon de Brito
- 03/09 – Torneio Macoto Budokan
- Novas descobertas, sempre!
- A vida em movimento!