Juntamente às gimnospermas e angiospermas, as briófitas e pteridófitas formam o conjunto conhecido como Reino Vegetal, que abarca praticamente todas as espécies conhecidas de plantas.
Os principais pontos que diferenciam ambas das angiospermas e gimnospermas, é que seus órgãos reprodutores não ficam expostos à natureza e não possuem sementes.
Além disso, existem diferenças essenciais entre as duas relacionadas ao ciclo de vida e a presença, ou não, de vasos condutores de seiva. Saiba mais a seguir sobre cada uma delas.
Briófitas
As plantas classificadas como briófitas têm poucos centímetros de altura e normalmente são encontradas em áreas úmidas e sombreadas.
As briófitas podem apresentar desde tamanhos microscópicos até alturas de 5 centímetros, tendo coloração verde, negra ou praticamente incolor. Sua estrutura é composta por: rizóides, cauloides e filóides.
As briófitas têm como fase predominante no seu ciclo de vida, tanto em tempo como relevância, a gametofítica (produtora de gametas) a planta chamada esporófito originará um ser gametofítico ou gametófito por meio de reprodução assexuada.
Nas briófitas, ainda, os vasos são ausentes, por isso, o transporte de água e nutrientes é realizado de célula em célula através de difusão (um processo bem lento).
Pteridófitas
As pteridófitas são plantas que não possuem sementes, porém, ao contrário das briófitas, têm vasos condutores de seiva e são consideradas traqueófitas.
Essas plantas possuem raiz, folha e caule. Plantas pteridófitas contam normalmente com um caule subterrâneo que recebe o nome de rizoma e têm desenvolvimento horizontal.
As pteridófitas apresentam como fase predominante a esporofítica (produtora de esporos). Ou seja, o ser gametofítico ou gametófito irá gerar um esporófito através de reprodução sexuada.
São plantas vasculares em que a seiva corre por vasos condutores. Os vasos oferecem mais velocidade de transporte ao longo do vegetal.
De maneira geral, as pteridófitas são bem mais alongadas do que as briófitas, já que conseguem fazer o transporte eficiente de recursos da raiz para outras partes do vegetal.
Grande parte das pteridófitas são terrestres, gostando de ambientes sombreados e úmidos.
Entre em contato com a nossa equipe pelo site!
Veja também
Posts mais recentes
- Como escrever um texto dissertativo-argumentativo?
- Qual foi o impacto do Plano Real no país?
- O que foi o plano “50 anos em 5”?
- Bháskara: como utilizar essa fórmula?
- Por que o tempo é relativo para Einstein?
- O que é o fenômeno La Niña?
- Qual é a origem do Carnaval no Brasil?
- Phrasal Verbs: aprenda a identificá-los
- Quais as principais características do período colonial no Brasil?
- Como identificar o sujeito em uma frase?
Escola em Pinhais – IEPI
Pensar em Educação nos dias de hoje é compreender que o mundo nos proporciona muitas possibilidades de aprendizagem e diferentes interações que extrapolam o ambiente escolar. A par desse contexto, o IEPI – Escola Pinhais assume essa desafiadora tarefa e, para isso, conta com uma equipe de profissionais especializados e dedicados, que não medem esforços para proporcionar aos nossos alunos uma educação de qualidade em um ambiente acolhedor.
Educação atualizada
Nesta escola, nossos alunos contam com uma educação moderna, pautada em valores e princípios éticos. Percorrem caminhos inovadores e fundamentados em uma proposta dinâmica e desafiadora. As aulas acontecem através de pesquisas, com projetos diferenciados, vivências e aprendizagem significativa, de forma a ampliar a construção do conhecimento. Esse é o nosso compromisso, ao qual se agrega o suporte do amplo conjunto de soluções educacionais do Sistema de Ensino Positivo.
O IEPI sabe que o futuro de nossos alunos depende de práticas educacionais diferenciadas e de muita dedicação por parte do corpo docente.
Acreditamos que a Educação só germina através do compromisso e do amor. Amor em tudo o que fazemos tem sido o nosso diferencial!
Venha para a IEPI
Endereço: Rua Jandaia do Sul, 737
Emiliano Perneta – Pinhais – PR