Essa é uma pergunta que acompanha os cientistas há muitos anos, e o mais legal é que podemos ter acesso a esse fenômeno dentro de nossas próprias casas!
A verdade é que existem algumas explicações e não somente uma sobre o motivo do óleo não se misturar com a água. Logo a água, considerada o solvente universal!
Acontece que sim, existem substâncias que têm um comportamento hidrofóbico. Isso mesmo, ao entrar em contato com a água tem uma reação de não se misturarem de maneira alguma, provocando então o que chamamos de mistura heterogênea de duas fases.
Duas fases pois conseguimos distinguir claramente as duas substâncias envolvidas na mistura. Ou seja, num copo com água ao adicionarmos o óleo, vemos nitidamente uma camada de água e outra de óleo.
Agora, quais as razões para isso acontecer?
Uma explicação sugere que esse fato se dá pela polaridade de cada uma das substâncias. Enquanto a água é polar, o óleo seria apolar e diante disso as moléculas de ambas se repelem.
Para entender melhor isso, precisamos nos atentar a três pontos cruciais: 1) A intensidade das interações entre as moléculas de óleo, 2) as interações entre as moléculas de água e 3) as interações formadas entre as moléculas de óleo e de água.
Os ácidos graxos que compõem o óleo possuem suas moléculas com ligações menos fortes entre si do que as moléculas de H2O, fazendo com que a substância seja menos densa do que a água.
Outra forma de explicar a causa da heterogeneidade entre água e óleo, é a segunda lei da termodinâmica. Segundo ela, os fenômenos naturais espontâneos tendem a atingir o estado estatisticamente mais provável que é o estado de entropia máxima.
Para entender, imagine por exemplo no caso de abrirmos um frasco de perfume. O estado de entropia máximo é atingido quando o perfume evapora, um fenômeno natural espontâneo, sendo que o contrário não é.
Portanto, a mistura de água e óleo seria tão improvável como, espontaneamente, o perfume difundido no ar condensar-se e voltar ao interior do frasco.
E aí, gostou de saber mais sobre esses fenômenos químicos? Deixe um SIM nos comentários se deseja ver mais conteúdos assim!
Escola em Pinhais – IEPI
Pensar em Educação nos dias de hoje é compreender que o mundo nos proporciona muitas possibilidades de aprendizagem e diferentes interações que extrapolam o ambiente escolar. A par desse contexto, o IEPI – Escola Pinhais assume essa desafiadora tarefa e, para isso, conta com uma equipe de profissionais especializados e dedicados, que não medem esforços para proporcionar aos nossos alunos uma educação de qualidade em um ambiente acolhedor.
Educação atualizada
Nesta escola, nossos alunos contam com uma educação moderna, pautada em valores e princípios éticos. Percorrem caminhos inovadores e fundamentados em uma proposta dinâmica e desafiadora. As aulas acontecem através de pesquisas, com projetos diferenciados, vivências e aprendizagem significativa, de forma a ampliar a construção do conhecimento. Esse é o nosso compromisso, ao qual se agrega o suporte do amplo conjunto de soluções educacionais do Sistema de Ensino Positivo.
O IEPI sabe que o futuro de nossos alunos depende de práticas educacionais diferenciadas e de muita dedicação por parte do corpo docente.
Acreditamos que a Educação só germina através do compromisso e do amor. Amor em tudo o que fazemos tem sido o nosso diferencial!
Venha para a IEPI
Endereço: Rua Jandaia do Sul, 737
Emiliano Perneta – Pinhais – PR
Veja também
- Ela produz a vida!
- O amor representado pelas mãos!
- A França sentiu a força Verde e Amarela!
- Quem quer, supera!
- Dedicação além dos número!
- Direito de todos!
- A nossa origem é o amor!
- Dedicação além dos números!
- Onde nascem os campeões – Julia Rigon de Brito
- 03/09 – Torneio Macoto Budokan
- Novas descobertas, sempre!
- A vida em movimento!