Bagunça generalizada ou grande marco na cultura nacional? A Semana de Arte Moderna de 1922, divide opiniões quanto ao seu impacto no âmbito nacional, mas é inegável que algo de herança nos foi deixado na semana em que ocorreu.
Reunindo uma série de artistas importantíssimos para a cultura brasileira, a Semana de Arte Moderna, realizada no Teatro Municipal de São Paulo, simbolizou um marco na transformação como artistas enxergavam a realidade brasileira.
Mas em que contexto ela ocorreu, e foi mesmo um grande sucesso? É o que você vai descobrir a seguir!
Um pouco de contexto histórico
A bem verdade, existiam muitos interesses na realização da Semana de Arte, isso porque, para os artistas envolvidos na sua organização como Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Anita Malfatti deveria ocorrer uma ruptura com a arte acadêmica vigente até então, que sofria influência direta das escolas europeias.
Eles criticavam principalmente os moldes rebuscados e rígidos do que era realizado até então, seguindo metodicamente as regras das artes clássicas, por exemplo a literatura parnasiana, que continha uma série de técnicas poéticas formais.
Ainda em conjunto a esse fato, o Brasil vinha de uma mudança na sua estrutura quanto país, deixando de lado o café como principal moeda de troca, se solidificando como nação industrial.
Portanto, a principal ideia que permeava artistas, e aqueles que bancaram toda a exposição, era a de uma ruptura com ideais conservadores, visando a busca por uma identidade nacional própria.
A realização da Semana
Procurando fortemente pela independência artística brasileira, a Semana de Arte Moderna abriu as portas para o público em geral, oferecendo desde apresentações musicais, até exposições de arte e declamações de poesias.
Muito influenciados pelo expressionismo alemão, os artistas brasileiros buscaram por uma interpretação própria da vida brasileira. E devido a essa ruptura abrupta com o estilo de arte que todos estavam acostumados, a Semana de Arte causou muita confusão na cabeça dos presentes.
Ocorreram diversas situações de vaias e indignação em relação ao que estava exposto, junto a reações de espanto e admiração. Tanto foi recebido com estranheza na época, que o legado de modernidade da Semana só foi reconhecido anos depois.
Principais artistas envolvidos
• Anita Malffati
• Di Cavalcanti
• Oswald de Andrade
• Mário de Andrade
• Tarsila do Amaral
• Heitor Villa-Lobos
• Manuel Bandeira
Se você leu até aqui, deixe um SIM nos comentários!
Escola em Pinhais – IEPI
Pensar em Educação nos dias de hoje é compreender que o mundo nos proporciona muitas possibilidades de aprendizagem e diferentes interações que extrapolam o ambiente escolar. A par desse contexto, o IEPI – Escola Pinhais assume essa desafiadora tarefa e, para isso, conta com uma equipe de profissionais especializados e dedicados, que não medem esforços para proporcionar aos nossos alunos uma educação de qualidade em um ambiente acolhedor.
Educação atualizada
Nesta escola, nossos alunos contam com uma educação moderna, pautada em valores e princípios éticos. Percorrem caminhos inovadores e fundamentados em uma proposta dinâmica e desafiadora. As aulas acontecem através de pesquisas, com projetos diferenciados, vivências e aprendizagem significativa, de forma a ampliar a construção do conhecimento. Esse é o nosso compromisso, ao qual se agrega o suporte do amplo conjunto de soluções educacionais do Sistema de Ensino Positivo.
O IEPI sabe que o futuro de nossos alunos depende de práticas educacionais diferenciadas e de muita dedicação por parte do corpo docente.
Acreditamos que a Educação só germina através do compromisso e do amor. Amor em tudo o que fazemos tem sido o nosso diferencial!
Venha para a IEPI
Endereço: Rua Jandaia do Sul, 737
Emiliano Perneta – Pinhais – PR
Veja também
- Ela produz a vida!
- O amor representado pelas mãos!
- A França sentiu a força Verde e Amarela!
- Quem quer, supera!
- Dedicação além dos número!
- Direito de todos!
- A nossa origem é o amor!
- Dedicação além dos números!
- Onde nascem os campeões – Julia Rigon de Brito
- 03/09 – Torneio Macoto Budokan
- Novas descobertas, sempre!
- A vida em movimento!