Material Didático
sISTEMA DE eNSINO pH
O Sistema de Ensino pH é reconhecido por sua excelência no ensino, pelo seu conteúdo didático bem estruturado, pelo grande número de aprovações nas melhores universidades do país e pelos excelentes resultados no Enem.
São com resultados como esses que criamos uma marca jovem e inovadora, sempre voltada ao aluno e ao apoio aos professores.
Gestão Pedagógica Baseada em Dados (PDCA)
A nossa proposta é uma gestão que permite viabilizar a evolução efetiva do resultado pedagógico de sua escola. Mas como trazer isso para a rotina escolar? Por meio do PDCA, um método interativo aplicado para melhoria contínua de processos.
A proposta do Sistema de Ensino pH fornece ferramentas para que toda a comunidade escolar possa fazer uma reflexão constante sobre a prática pedagógica. As avaliações assumem papel fundamental ao fornecer dados e esses transformam-se em diagnósticos que orientam planos de ação, modificando ou reforçando as práticas.
Conheça os nossos materiais
O pH se constrói pelo todo, unindo toda a comunidade escolar em uma rede que busca o desenvolvimento integral e humanizado dos jovens que desejam ingressar nas melhores universidades.
Com ensino forte, conteúdo aprofundado e contextualizado, bem como autores que vivem a realidade de sala de aula, o Sistema de Ensino pH existe para ajudar escolas, professores, alunos, pais e responsáveis a enfrentar os desafios do futuro, formando não só os melhores alunos, mas as melhores pessoas.
Educação Infantil
De acordo com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), desenvolvemos o aprendizado e a expressão de ideias e opiniões por parte das crianças. Assim, geramos uma participação ativa em seu próprio processo cognitivo.
Gradativamente, a criança será capaz de assimilar, interpretar, explicar, comunicar e reconhecer os diferentes tipos de letras, tanto a bastão quanto a cursiva.
Em nossos materiais, procuramos valorizar o papel da cooperação na formação do estudante e sugerir situações de aprendizagem em que as crianças trabalham de forma integrada, desde a produção de um texto até a resolução de um problema matemático ou no estudo de temas relacionados à natureza, à saúde e ao convívio social.
Anos iniciais do Ensino Fundamental
Nosso objetivo é promover uma educação voltada para a formação de pessoas dinâmicas, criativas, sensíveis, capazes de trabalhar em equipe e habilitadas para atuar em um mundo em acelerada transformação.
Por isso, desenvolvemos um material didático atualizado, alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), elaborado para capacitar o aluno a enfrentar as exigências da sociedade contemporânea. A sua proposta é contribuir para o aprendizado gradativo de modo reflexivo e significativo. A metodologia de trabalho do professor está estruturada em pautar o desenvolvimento progressivo de competências e habilidades dos alunos, juntamente com a sua formação cidadã e a capacidade leitora autônoma.
Aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser. Assim como o relatório da UNESCO sobre a educação no século XXI, acreditamos que a formação completa do aluno é o ponto de partida essencial para começar a construir o amanhã hoje.
Anos finais do Ensino Fundamental
A Plataforma Educacional pH tem a missão de apresentar aos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental um material que esteja de acordo com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e possa desenvolver o aprendizado com base em um conteúdo bem estruturado.
Contamos com a abordagem de temas interdisciplinares e transversais, capazes de abrir discussões em cima de assuntos que estão presentes no cotidiano do estudante.
Nosso principal foco é que, ao fim desse ciclo, nossos alunos sejam capazes de atuar como cidadãos em suas comunidades. Os cadernos do aluno são estruturados de modo que os objetos de conhecimento também desenvolvam competências e habilidades.
StandFor Evolution
Transformar a vida de milhares de alunos por meio do compromisso com a Educação. Essa é a missão da FTD Educação, que há 120 anos pensa além dos livros, investindo em tecnologias, programas e soluções educacionais conectadas com o futuro.
O StandFor Evolution, programa de carga horária estendida de Inglês, foi desenvolvido com o objetivo de empoderar o ensino e a aprendizagem do idioma nas escolas. O foco é proporcionar aos alunos — de todos os níveis educacionais — uma nova experiência de estudo do idioma, tornando-os cidadãos bilíngues e aptos para interagir além dos muros da escola.
StandFor - Inspiring the future
O Standfor Evolution carrega como base e força o selo de Língua Inglesa da FTD Educação, StandFor, que oferece os melhores materiais didáticos para todos os níveis de ensino.
Com StandFor, os professores têm o apoio de profissionais preparados para auxiliar na implantação dos materiais e esclarecer todas as dúvidas. Já os alunos têm em mãos livros didáticos e materiais complementares que estimulam o aprendizado.
StandFor agora é um centro de preparação para exames de Michigan!
StandFor agora é Recognizing Organization dos resultados de exames de proficiência de Inglês americano administrados pela Universidade de Michigan.
As escolas de Ensino Fundamental e Médio podem usar o MYLE e o MET Go! para certificar os alunos e fornecer às famílias e à comunidade escolar evidências da qualidade de seu ensino de Inglês, formando cidadãos bilíngues.
A StandFor vai ajudar os alunos do programa Standfor Evolution a se preparar para os exames e atestar a qualidade das escolas participantes do programa na formação de cidadãos bilíngues.
Socioemocional
Metodologia OPEE - Projeto de vida e atitude empreendedora
Em meio a uma vasta oferta de conteúdos e currículos robustos, uma pergunta recorrente é: por que adicionar mais um material? A resposta é simples: porque este é um material que contribui diretamente para a construção de projetos de vida saudáveis e para a valorização dos demais conteúdos ensinados, além de promover a busca pelo conhecimento e autoconhecimento.
O criador da Metodologia OPEE, Leo Fraiman. Psicoterapeuta, orientador profissional, supervisor clínico e diretor da clínica Leo Fraiman de Psicoterapia e Orientação Profissional. Leo é especialista em psicologia educacional e mestre em psicologia escolar e do desenvolvimento humano pela Universidade de São Paulo (USP). É Master Pratictioner pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL), professor e orientador profissional. Autor de mais de 20 livros educacionais, entre os quais se destaca a Metodologia OPEE (Projeto de Vida e Atitude Empreendedora), utilizada atualmente por mais de 1500 escolas, com mais de 250mil alunos em todo país. Atualmente é autor campeão nacional de vendas da temática de Projeto de Vida pela Editora FTD Educação no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) com a obra “Pensar, Sentir e Agir”.
Consultor empresarial e coach em programas de desenvolvimento humano para estagiários, trainees e gestores. Foi colunista do portal de notícias UOL Educação e da rádio Jovem Pan.
Leo é palestrante internacional: já ministrou cursos e conferências na Argentina, Espanha, Dinamarca, Suíça, Cabo Verde, Portugal, entre outros países. Há anos participa como convidado em programas nas principais emissoras televisivas do país, além de colaborar com matérias e artigos em revistas, jornais e websites. Com mais de 26 milhões de visualizações em suas publicações nas redes sociais, Leo Fraiman é referência quando o assunto é educação de crianças e adolescentes, superação e equilíbrio emocional.
O programa OPEE estimula o desenvolvimento do autoconhecimento, inteligência emocional, educação financeira com foco na sustentabilidade, escolhas profissionais, métodos de estudo, além de proporcionar uma visão ampla sobre o mercado de trabalho e processos seletivos.
Esses pilares formam um conjunto que possibilita a formação de um aluno mais consciente de si, que respeita o próximo, pratica o autocontrole, desenvolve habilidades socioemocionais, faz escolhas mais assertivas, distingue desejo de necessidade, entende a diferença entre consumo e consumismo, constrói disciplina e amplia sua visão sobre as oportunidades de trabalho com uma atitude empreendedora.
Em 2022 a Metodologia OPEE, “Projeto de Vida e Atitude Empreendedora”, trouxe o novo livro de 4 anos da Educação Infantil, além da reformulação do Ensino Fundamental Anos Iniciais e da Educação Infantil 5 anos.
Educação Infantil
A Educação Infantil (4 e 5 anos) é organizada em 3 módulos:
- Descobrindo os sentimentos
- Construindo relações
- Valores em prática
ENSINO FUNDAMENTAL (1º, 2º, 3º, 4º E 5º)
O Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano) é organizado em 3 módulos:
- Descobrindo a si mesmo
- Descobrindo o universo das profissões e do trabalho
- Descobrindo a vida financeira
A coleção Projeto de Vida e Atitude Empreendedora amplia as temáticas que perpassam o desenvolvimento de competências socioemocionais, tais como autoconhecimento, inteligência emocional, empatia, colaboração, cidadania, responsabilidade, respeito, visão ética e muitas outras.
Com novas atividades e propostas de dinâmicas (vitalizadores), a nova edição traz dicas sobre métodos de estudo e conteúdos digitais, assim como o livro digital.
ENSINO FUNDAMENTAL (6º, 7º E 8º ANO)
O Ensino Fundamental – Anos Finais (6º, 7º e 8º ano) são organizados em 3 módulos:
- Autoconhecimento e Inteligência Emocional
- Escolhas Profissionais e Mercado de Trabalho
- Educação Financeira e Sustentabilidade
COMO ENSINAR BEM
Uma obra completa de Leo Fraiman voltada para educadores, com dicas valiosas para se educar de forma ampla diante dos desafios dos dias de hoje. É o teórico-metodológico da Coleção OPEE, contendo as diretrizes da Metodologia.
GUIA DA FAMÍLIA
A OPEE também acredita que, para a construção de projetos de vida verdadeiramente felizes, é importante que as famílias participem. Esse é, aliás, o tema da dissertação de mestrado que o autor, Leo Fraiman, fez na Universidade de São Paulo. Por isso, criamos junto à coleção OPEE o Guia da Família, uma ferramenta que possibilita o despertar dos familiares para aprenderem junto com as crianças e jovens. Trata-se da integração entre a família, o livro didático e a escola, todos focados na formação de seres humanos mais capazes de construir um mundo melhor.
Já imaginou o seu filho estudando aqui no IEPI? Agende sua visita, será um prazer apresentar a nossa escola!
Rua Jandaia do Sul, 737 – Emiliano Perneta – Pinhais – PR – CEP 83324-440