Você sabia que foi aqui, em solo tupiniquim, que a teoria de um dos mais famosos físicos da história foi comprovada?
É isso mesmo! Sendo mais específico, foi durante o eclipse de 1919, na cidade de Sobral no Ceará que o grande Albert Einstein teve comprovada uma das questões que envolviam sua Teoria da Relatividade.
Mas por que Sobral, e por que durante um eclipse? Neste post você vai entender melhor como a teoria da relatividade foi comprovada no Brasil.
Por que durante um eclipse?
A questão formulada pelo físico e matemático em 1915, descreve como consequência da teoria da relatividade, o desvio da trajetória da luz quando se aproxima de um corpo de massa muito maior.
Dito isso, a principal maneira de se “ver” esse fenômeno, conhecido como deflexão da luz, seria através de um eclipse solar. A proposta do teste, se deu pela ideia de que seria possível observar um conjunto de estrelas em posições diferentes de suas reais, durante o evento.
Dessa maneira, no dia 29 de maio de 1919 um grupo de cientistas tirou uma série de chapas fotográficas, por meio de telescópios, antes e durante o eclipse. E dessa forma, conseguiram comprovar a Teoria da Relatividade de Einstein.
Por que Sobral no Ceará?
A escolha da cidade cearense se deu muito por sua localização geográfica, que propicia de maneira excelente a visualização do céu durante um eclipse. E também por sua capacidade de receber um contingente de cientistas, com seus equipamentos de observação na época.
Esses elementos, aliados ainda ao ótimo tempo no dia em que o teste foi realizado, renderam um dia inesquecível para a comunidade acadêmica naquele dia de 1919. Atualmente a cidade conta com o Museu do Eclipse, que reconta e resgata a memória de um dos dias mais importantes da ciência mundial.
“Questão que minha mente formulou foi respondida pelo radiante céu do Brasil”, foram as palavras escolhidas por Einstein para falar sobre o eclipse que, não só comprovou sua teoria, como anos mais tarde trouxe compreensão nos estudos sobre buracos negros e GPS’s.