A sociedade do Egito Antigo até hoje intriga muitas pessoas, seja pelas monumentais pirâmides e outras construções, seja por toda peculiaridade dessa sociedade politeísta.
Para entender melhor como essa civilização se relacionava com a religião, é importante compreender que politeísmo se refere a uma crença de diversas divindades, não somente uma como é o cristianismo e suas vertentes.
Sendo assim, os antigos egípcios adoravam vários tipos de deuses diferentes, cada um representando algum aspecto da vida ou da natureza.
Entre eles existem algumas categorias: o zoomorfismo (deuses com formato de animais), antropozoomorfismo (deuses com corpo de homem e cabeça de animais) e o antropomorfismo (deuses com características humanas).
A religião era tão conectada ao dia a dia dos antigos egípcios, que seu maior governador, o faraó, era considerado um deus neste mundo: filho do Sol (Amon-Rá) e encarnação de Hórus (o deus falcão).
Suas crenças tinham muito significado ligando o cotidiano com a religião. Por exemplo, adoravam os gatos, pois eles afastavam os ratos dos celeiros, os cães por ajudarem na caça e o gado por fornecer comida em abundância.
Em se tratando da morte, acreditavam que depois de passar para o outro plano, eles seriam submetidos ao julgamento no Tribunal de Osíris (deus do submundo).
Alguns dos principais deuses e suas funções protetoras:
Rá: o deus Sol, principal deus do panteon, junto a Amon formam o deus maior Amon-Rá;
Nut: figura feminina, deusa mãe de Rá, engoliu o próprio filho criando assim a noite e renascendo-o todos os dias pela manhã;
Hórus: deus falcão, filho de Ísis e Osíris, era cultuado como o Sol nascente;
Osíris: deus dos mortos, fecundidade e da vegetação, representado pelo rio Nilo;
Set: inimigo de Osíris, é representado pelos ventos quentes vindos do deserto, considerado encarnação do mal;
Amon: cultuado como o deus dos deuses no Egito Antigo, junto a Rá, formam Amon-Rá.
A cultura egípcia era toda permeada pela religião, desde a arquitetura, até o artesanato, artes, manifestações sociais, etc. O que torna ainda mais interessante conhecer e explorar sobre essa sociedade tão particular da sua época.
Gostou desse conteúdo? Então deixe um SIM nos comentários!
Escola em Pinhais – IEPI
Pensar em Educação nos dias de hoje é compreender que o mundo nos proporciona muitas possibilidades de aprendizagem e diferentes interações que extrapolam o ambiente escolar. A par desse contexto, o IEPI – Escola Pinhais assume essa desafiadora tarefa e, para isso, conta com uma equipe de profissionais especializados e dedicados, que não medem esforços para proporcionar aos nossos alunos uma educação de qualidade em um ambiente acolhedor.
Educação atualizada
Nesta escola, nossos alunos contam com uma educação moderna, pautada em valores e princípios éticos. Percorrem caminhos inovadores e fundamentados em uma proposta dinâmica e desafiadora. As aulas acontecem através de pesquisas, com projetos diferenciados, vivências e aprendizagem significativa, de forma a ampliar a construção do conhecimento. Esse é o nosso compromisso, ao qual se agrega o suporte do amplo conjunto de soluções educacionais do Sistema de Ensino Positivo.
O IEPI sabe que o futuro de nossos alunos depende de práticas educacionais diferenciadas e de muita dedicação por parte do corpo docente.
Acreditamos que a Educação só germina através do compromisso e do amor. Amor em tudo o que fazemos tem sido o nosso diferencial!
Venha para a IEPI
Endereço: Rua Jandaia do Sul, 737
Emiliano Perneta – Pinhais – PR
Veja também
- Ela produz a vida!
- O amor representado pelas mãos!
- A França sentiu a força Verde e Amarela!
- Quem quer, supera!
- Dedicação além dos número!
- Direito de todos!
- A nossa origem é o amor!
- Dedicação além dos números!
- Onde nascem os campeões – Julia Rigon de Brito
- 03/09 – Torneio Macoto Budokan
- Novas descobertas, sempre!
- A vida em movimento!