A monocultura no Brasil é uma prática agrícola e pecuária realizada desde os tempos em que o nosso país ainda era colônia.
Basicamente, a monocultura é realizada da seguinte forma:
- Retirada da cobertura vegetal;
- Preparo do solo para plantio;
- Cultivo de um único tipo de produto repetidas vezes;
- Intensa aplicação de produtos tóxicos para o combate de pragas.
Por mais que seja uma técnica muito utilizada em diferentes partes do mundo, essa prática está diretamente ligada ao empobrecimento do solo, bem como outros graves impactos ambientais.
Consequências da realização de monocultura
A realização da monocultura desencadeia diversos danos ao meio ambiente. Cultivar uma única espécie pode provocar a exaustão do solo, acarretando o esgotamento de seus nutrientes e, consequentemente, o empobrecimento nutricional.
Outra consequência importante, é o intenso uso de agrotóxicos e fertilizantes, empregados para controlar pragas e ervas daninhas. A aplicação incorreta desses produtos pode levar a intoxicação do solo e de lençóis freáticos, além de outros recursos hídricos.
Poluindo a água, gera a contaminação da vida aquática, desencadeando um completo desequilíbrio ecológico que, ao final do processo, acaba voltando para nós mesmos.
Policultura
A policultura é uma alternativa à monocultura. Muito utilizada por pequenos produtores, é o cultivo de diferentes tipos de espécies animais e vegetais em um único espaço.
Essa lógica, mais voltada para produção própria, é menos agressiva ao solo, além da redução de agrotóxicos e outros meios tecnológicos, evitando agressões e contaminações ao meio ambiente.
Além disso, fomenta o negócio familiar, permitindo um meio de sustento para famílias do meio rural que contam com um espaço de cultivo de pequeno porte.
Entre em contato com a nossa equipe pelo site!
Veja também
Posts mais recentes
- Como escrever um texto dissertativo-argumentativo?
- Qual foi o impacto do Plano Real no país?
- O que foi o plano “50 anos em 5”?
- Bháskara: como utilizar essa fórmula?
- Por que o tempo é relativo para Einstein?
- O que é o fenômeno La Niña?
- Qual é a origem do Carnaval no Brasil?
- Phrasal Verbs: aprenda a identificá-los
- Quais as principais características do período colonial no Brasil?
- Como identificar o sujeito em uma frase?
Escola em Pinhais – IEPI
Pensar em Educação nos dias de hoje é compreender que o mundo nos proporciona muitas possibilidades de aprendizagem e diferentes interações que extrapolam o ambiente escolar. A par desse contexto, o IEPI – Escola Pinhais assume essa desafiadora tarefa e, para isso, conta com uma equipe de profissionais especializados e dedicados, que não medem esforços para proporcionar aos nossos alunos uma educação de qualidade em um ambiente acolhedor.
Educação atualizada
Nesta escola, nossos alunos contam com uma educação moderna, pautada em valores e princípios éticos. Percorrem caminhos inovadores e fundamentados em uma proposta dinâmica e desafiadora. As aulas acontecem através de pesquisas, com projetos diferenciados, vivências e aprendizagem significativa, de forma a ampliar a construção do conhecimento. Esse é o nosso compromisso, ao qual se agrega o suporte do amplo conjunto de soluções educacionais do Sistema de Ensino Positivo.
O IEPI sabe que o futuro de nossos alunos depende de práticas educacionais diferenciadas e de muita dedicação por parte do corpo docente.
Acreditamos que a Educação só germina através do compromisso e do amor. Amor em tudo o que fazemos tem sido o nosso diferencial!
Venha para a IEPI
Endereço: Rua Jandaia do Sul, 737
Emiliano Perneta – Pinhais – PR