Se para você árvore é tudo igual, chegou a hora de colocar esse conceito de lado.
E se você já está estudando a classificação entre angiospermas e gimnospermas, mas sente muita dificuldade em diferenciá-las, não se preocupe, pois, com essa explicação tudo vai ficar mais claro!
Tudo sobre sementes
Podemos dizer que a principal diferença em relação a essas espécies está em suas sementes.
Isso porque ambas produzem, mas suas características diferem muito uma das outras. Por exemplo, gimnospermas quer dizer “semente nua”, ou seja, as sementes não estão dentro de um fruto, e sim expostas, e não produzem flores.
Enquanto as angiospermas, guardam suas sementes dentro de frutos, e produzem flores, que são as estruturas principais envolvidas no processo de fecundação.
“Queria ser uma abelha para pousar em sua flor”
Falamos agora de outra principal diferença entre os dois tipos de plantas: a fecundação.
Nas gimnospermas são produzidos os estróbilos masculinos e femininos, geralmente na mesma planta. Quando amadurecem, o estróbilo masculino libera o pólen que em contato com o feminino fecunda o óvulo.
Vale lembrar que todo esse processo das gimnospermas dependem integralmente do vento para a polinização.
Para as angiospermas ocorre algo diferente. Seu órgão reprodutor é identificado através das flores, que protege o sistema reprodutor e atrai os agentes polinizadores.
As flores, possuem tanto o órgão masculino (androceu), quanto o feminino (gineceu ou pistilo). O pólen produzido no androceu, entra em contato com o estiga, outra parte da flor que serve para afixar o pólen liberado, e assim é conduzido até o óvulo na parte feminina. Quando fecundado, forma-se a semente, e ao seu redor o fruto.
Exemplos de gimnospermas
• Araucárias;
• Pinheiros;
• Cicadáceas;
• Gnetófitas;
Exemplos de angiospermas
• Árvores frutíferas;
• Plantas floríferas;
Deixe um SIM nos comentários se este post te ajudou a compreender melhor a diferença entre gimnospermas e angiospermas de uma forma mais simples!
Escola em Pinhais – IEPI
Pensar em Educação nos dias de hoje é compreender que o mundo nos proporciona muitas possibilidades de aprendizagem e diferentes interações que extrapolam o ambiente escolar. A par desse contexto, o IEPI – Escola Pinhais assume essa desafiadora tarefa e, para isso, conta com uma equipe de profissionais especializados e dedicados, que não medem esforços para proporcionar aos nossos alunos uma educação de qualidade em um ambiente acolhedor.
Educação atualizada
Nesta escola, nossos alunos contam com uma educação moderna, pautada em valores e princípios éticos. Percorrem caminhos inovadores e fundamentados em uma proposta dinâmica e desafiadora. As aulas acontecem através de pesquisas, com projetos diferenciados, vivências e aprendizagem significativa, de forma a ampliar a construção do conhecimento. Esse é o nosso compromisso, ao qual se agrega o suporte do amplo conjunto de soluções educacionais do Sistema de Ensino Positivo.
O IEPI sabe que o futuro de nossos alunos depende de práticas educacionais diferenciadas e de muita dedicação por parte do corpo docente.
Acreditamos que a Educação só germina através do compromisso e do amor. Amor em tudo o que fazemos tem sido o nosso diferencial!
Venha para a IEPI
Endereço: Rua Jandaia do Sul, 737
Emiliano Perneta – Pinhais – PR
Veja também
- Ela produz a vida!
- O amor representado pelas mãos!
- A França sentiu a força Verde e Amarela!
- Quem quer, supera!
- Dedicação além dos número!
- Direito de todos!
- A nossa origem é o amor!
- Dedicação além dos números!
- Onde nascem os campeões – Julia Rigon de Brito
- 03/09 – Torneio Macoto Budokan
- Novas descobertas, sempre!
- A vida em movimento!