O Tratado de Tordesilhas fez parte de inúmeros acordos realizados entre a Coroa Portuguesa e o Reino Espanhol na época das grandes navegações.
Ao longo do século XV, ambos os países detinham o monopólio da exploração naval dos mares, e partiam em busca de novas rotas comerciais com a finalidade de aumentar seus lucros.
Diante da descoberta de novas terras, a partir da chegada de Cristóvão Colombo a América, logo se iniciou uma intensa discussão dos direitos de exploração de cada nação sobre o território recém conquistado.
Para entender melhor como se chegou a configuração conhecida do tratado que dividiu as Américas ao meio, melhor olharmos para o contexto do período primeiro.
Um pouco de contexto
Os primeiros tratados assinados pelas nações mercantes mais fortes da época, Portugal e Espanha, definiram primeiramente a partilha das Ilhas Canárias, e utilizavam um paralelo como referência, dividindo o território em norte espanhol e sul português.
Essa lógica se modificou justamente com a descoberta das Américas em 1493, tendo um documento chamado Bula Inter Coetera, elaborada pelo papa da época, se valendo de um meridiano separando a nova terra entre oeste espanhol, enquanto o leste seria da posse portuguesa.
Inicialmente os domínios portugueses se estendiam em 100 léguas a oeste do Arquipélago de Cabo Verde, no continente africano.
Entretanto, através da forte influência da Coroa Portuguesa, o tamanho do território aumentou, por meio do Tratado de Tordesilhas.
O Tratado
Como a Bula Inter Coetera não abria tanta margem para a exploração portuguesa no novo continente, logo Espanha e Portugal iniciaram uma negociação que visasse o interesse de ambos.
Vale lembrar que durante esse período histórico, as duas monarquias tinham forte domínio mercantil e militar, sendo assim embates eram muito comuns.
De forma a apaziguar os ânimos, em 1494 o Tratado de Tordesilhas recebeu a benção do papa em vigência, Júlio II, utilizando um meridiano a 370 léguas de distância de Cabo Verde.
Com isso, as terras a oeste dessa linha imaginária ficaram a cargo dos espanhóis, enquanto todo o lado oeste das terras conquistadas ficaria sob responsabilidade dos portugueses.
Curiosidade
Você deve ter percebido que o ano do estabelecimento do Tratado de Tordesilhas data de seis anos antes da viagem que resultaria do descobrimento do Brasil.
Um fato que contribuiu para que a Bula Inter Coetera fosse revista, foi a insistência do rei português, Dom João II, em reavaliar os termos estabelecidos, direcionando para as negociações que culminaram no Tratado de Tordesilhas.
Sendo assim, alguns historiadores acreditam que já havia um conhecimento prévio de Portugal sobre a existência de terras para além-mar, e que a viagem de Pedro Alvarez Cabral em 1500 pode ter sido de caso pensando, procurando comprovar essa suposição.
Verdade ou não, o fato é que logo se mostrou muito difícil manter as limitações estabelecidas entre as partes envolvidas.
Em pouco tempo os portugueses começaram a invadir parte das terras destinadas aos espanhóis, enquanto esses sofreram com a dificuldade de controlar os avanços lusos devido ao tamanho da extensão territorial em seu lado do mapa.
Gostou de conhecer mais esse fato interessante da história mundial? Então deixe um GOSTEI nos comentários para sabermos o que você está achando dos nossos conteúdos!
Escola em Pinhais – IEPI
Pensar em Educação nos dias de hoje é compreender que o mundo nos proporciona muitas possibilidades de aprendizagem e diferentes interações que extrapolam o ambiente escolar. A par desse contexto, o IEPI – Escola Pinhais assume essa desafiadora tarefa e, para isso, conta com uma equipe de profissionais especializados e dedicados, que não medem esforços para proporcionar aos nossos alunos uma educação de qualidade em um ambiente acolhedor.
Educação atualizada
Nesta escola, nossos alunos contam com uma educação moderna, pautada em valores e princípios éticos. Percorrem caminhos inovadores e fundamentados em uma proposta dinâmica e desafiadora. As aulas acontecem através de pesquisas, com projetos diferenciados, vivências e aprendizagem significativa, de forma a ampliar a construção do conhecimento. Esse é o nosso compromisso, ao qual se agrega o suporte do amplo conjunto de soluções educacionais do Sistema de Ensino Positivo.
O IEPI sabe que o futuro de nossos alunos depende de práticas educacionais diferenciadas e de muita dedicação por parte do corpo docente.
Acreditamos que a Educação só germina através do compromisso e do amor. Amor em tudo o que fazemos tem sido o nosso diferencial!
Venha para a IEPI
Endereço: Rua Jandaia do Sul, 737
Emiliano Perneta – Pinhais – PR
Veja também
- Ela produz a vida!
- O amor representado pelas mãos!
- A França sentiu a força Verde e Amarela!
- Quem quer, supera!
- Dedicação além dos número!
- Direito de todos!
- A nossa origem é o amor!
- Dedicação além dos números!
- Onde nascem os campeões – Julia Rigon de Brito
- 03/09 – Torneio Macoto Budokan
- Novas descobertas, sempre!
- A vida em movimento!