Na próxima vez que você ouvir em casa, ou em qualquer outro lugar, que aranhas são insetos, você já estará preparado para argumentar o contrário.
É muito comum ouvirmos as pessoas generalizarem esses animais a insetos e demais espécies da Classe Insecta.
Mas o principal fator, antes das características mais específicas, é esse: aranhas não fazem parte da mesma classe que os insetos, elas são pertencentes à Classe Arachnida.
Dentro dessa classificação se encontram, além delas, escorpiões, carrapatos, ácaros e opiliões.
E se isso não for o suficiente para convencer alguém que pensa que elas são um inseto como os outros, confira essas diferenças físicas que elas apresentam:
Aranhas x Insetos
Há um porque que explica as aranhas pertencerem a uma classe diferente da dos insetos.
E a maioria se dá por sua composição física. Seguindo algumas diferenças primordiais como:
- Corpo: enquanto os insetos apresentam o corpo composto por três unidades, as aranhas contam com duas partes: cefalotórax unido a cabeça e abdome com fiandeiras;
- Antenas e patas: outra diferença é que os animais da ordem Insecta possuem três pares de patas e antenas na cabeça. Já as aranhas, possuem quatro pares de patas e não contam com antenas na cabeça;
A importância das aranhas
As aranhas representam uma classe de mais de 35 mil espécies espalhadas por todo o globo, menos na Antártida. Só no Brasil existem entre 12 a 15 mil espécies.
Muitas dessas espécies contam com veneno. Entretanto, nem todas elas são capazes de inoculá-lo. Dessas, apenas três gêneros são de importância médica em casos de acidente no nosso país: Latrodectus (viúvas-negras), Phoneutria (armadeiras) e Loxosceles (aranhas-marrom).
Por isso, são consideradas predadores, e são responsáveis pelo controle populacional de diversos insetos.
E é possível dizer de maneira geral, que praticamente todas elas predam animais de populações numerosas, que muitas vezes são até incômodos no nosso dia a dia, como os pernilongos por exemplo.
Legal não é mesmo? As aranhas são animais incríveis e que souberam a se adaptar dos ambientes mais inóspitos aos mais urbanos.
Gostou desse conteúdo? Então deixe um SIM nos comentários!
Fontes: https://brasilescola.uol.com.br/animais/aranha.htm#:~:text=As%20aranhas%20s%C3%A3o%20artr%C3%B3podes%20pertencentes,n%C3%A3o%20pertencem%20%C3%A0%20Ordem%20Insecta.
https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/aranha.htm