Provavelmente você já deve ter se deparado com o termo “buraco na camada de ozônio”, e o quanto isso é prejudicial para a humanidade. Mas você sabe qual é a importância da camada de ozônio para a manutenção da vida no nosso planeta?
Para jogar luz ao tema, separamos alguns fatos essenciais sobre a camada de ozônio. Desde sua função na proteção terrestre, até o que tem causado sua destruição.
O que é a camada de ozônio e como nos protege?
Como seu nome já sugere, a camada de ozônio é formada primordialmente por partículas de ozônio (O3). Ela se encontra aproximadamente entre 25 e 30 km de altitude.
De forma simplificada, ela age como uma película protetora contra os raios ultravioletas, provenientes dos raios solares que chegam até a atmosfera terrestre. Esses raios ultravioletas, em contato com as moléculas de ozônio, se fragmentam em oxigênio, e depois fundem-se novamente se transformando em ozônio.
Assim se gera um ciclo que se retroalimenta.
Qual é a sua importância?
Já citamos que a camada de ozônio protege o planeta da ação dos raios ultravioletas. Ela filtra esses raios para que não sejamos afetados diretamente por eles. Mas quais são os principais riscos que os raios UV apresentam para a vida na Terra?
- Desenvolvimento de câncer de pele;
- Aumento do aquecimento global, devido a maior retenção de calor;
- Acréscimo de problemas de visão, principalmente catarata em quem tem maior tendência a desenvolver a doença, podendo elevar até os casos de cegueira;
- Causam envelhecimento precoce e supressão do sistema imunológico.
O que causa o “buraco” na camada de ozônio?
Somos os principais responsáveis pela formação desse buraco. E isso se dá pelo despejo de uma série de substâncias prejudiciais a camada, as quais demoram a se desintegrar no ar. Algumas dessas substâncias mais corrosivas ao ozônio presente na atmosfera, são:
- Clorofluorcarbonetos (CFC’s): muito encontrada em aerossóis (desodorantes, por exemplo), equipamentos de refrigeração e na produção de plástico. Uma única molécula é capaz de desintegrar 100 de ozônio;
- Dióxido de carbono (CO2): substância presente em reações químicas de combustão;
- Óxido nitroso (N2O): indústrias químicas e veículos são os principais responsáveis por sua dispersão no ar;
- Óxido nítrico (NO): proveniente de queima de combustíveis fósseis, como o petróleo.
A camada de ozônio é uma das principais proteções ao intricado equilíbrio da vida no planeta. A cada período, entre o inverno e primavera, o tamanho do seu buraco se mostra cada vez maior. E atitudes imediatas para remediar o impacto de sua destruição no nosso dia a dia são vitais.
Se esse conteúdo lhe ajudou a esclarecer dúvidas, deixe um SIM nos comentários!
Fontes: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/camada-de-ozonio.htm
https://www.stoodi.com.br/blog/biologia/camada-de-ozonio-o-que-e/