Energias renováveis são todas as formas de captação de energia por meio de fontes que perduram por um longo período de tempo.
E como o próprio nome as define, são fontes que se renovam contando com recursos não esgotáveis. Com esse ciclo constante de regeneração de seus recursos, as energias renováveis despontam como nossas principais aliadas no combate a escassez energética, bem como alternativas a outros meios convencionais e mais poluentes.
Confira abaixo, 5 formas de captação de energia renováveis!
1. Energia solar
Uma das mais conhecidas e debatidas sobre sua adoção, é a captação da energia solar. Nesse caso, consiste no aproveitamento da radiação solar que a estrela incide sobre o nosso planeta.
Trata-se de uma fonte inesgotável e altamente potente. O que tange sua questão, no entanto, são as formas de geração de eletricidade a partir dela, podendo ser feito a partir de placas fotovoltaicas, que convertem radiação em energia elétrica, ou em termoelétricas através da conversão da água em vapor, este responsável por movimentar as turbinas que acionam os geradores de eletricidade.
2. Energia Eólica
Outra captação de energia muito conhecida e discutida, a energia eólica é produzida ao utilizarmos a força dos ventos para gerar eletricidade.
Nesse caso, grandes cataventos são instalados em regiões onde a movimentação das massas de ar é intensa e constante na maior parte do ano. Girando suas hélices, as turbinas são colocadas em movimento, e a partir daí temos energia elétrica.
A energia eólica é uma ótima alternativa, junto a energia solar, por não contar com nenhum aspecto poluente, se valendo basicamente do que a natureza nos disponibiliza.
3. Energia hídrica ou hidrelétrica
Quando falamos de energia hídrica, logo pensamos nas hidrelétricas. Em suma, a captação de eletricidade por esse meio utiliza a constante movimentação de água.
Ou seja, essas grandes estruturas são instaladas em rios, de preferência em regiões íngremes e acidentados, pois rios de planície necessitam de mais espaço para represamento da água, o que gera mais impactos ambientais.
Apesar de ser uma alternativa que emite menos poluição, as hidrelétricas geram um forte impacto ambiental por geralmente necessitarem de alagar extensas áreas, sem contar o impacto social que gera o deslocamento de moradores dessas regiões.
4. Energia de biomassa
A biomassa corresponde a toda e qualquer matéria orgânica não fóssil. Assim, pode-se utilizar esse material para a queima e produção de energia, por isso ela é considerada uma fonte renovável.
Sua aplicação reside no aproveitamento de materiais que, em tese, seriam descartáveis, como restos agrícolas e também na possibilidade de cultivo.
Podemos ainda dividir a biomassa em três categorias, são elas:
- Combustíveis líquidos: etanol, biodiesel e qualquer outro líquido obtido pela transformação de matéria orgânica por processos químicos ou biológicos;
- Combustíveis gasosos: obtidos pela transformação industrial ou até natural de restos orgânicos, como o biogás e o gás metano coletados em áreas de aterros sanitários.
5. Energia Geotérmica
A energia geotérmica se utiliza do próprio calor interno da Terra. Em casos em que esse calor se manifesta em áreas próximas à superfície, as elevadas temperaturas do subsolo são utilizadas para a produção de eletricidade.
As usinas geotérmicas injetam água no subsolo por meio de dutos especificamente elaborados para esse fim. Essa água evapora e é conduzida pelos mesmos tubos até as turbinas, que se movimentam e acionam o gerador de eletricidade.
Sua maior questão, contudo, é justamente o impacto ambiental causado pela emissão de poluentes e da poluição química dos solos em alguns casos. Além disso, somamos o fato dos custos elevados de implantação e utilização dos equipamentos.
O que achou deste artigo? Ele te ajudou a entender melhor sobre energias renováveis? Entre em contato com a nossa equipe e SAIBA MAIS!
Escola em Pinhais – IEPI
Pensar em Educação nos dias de hoje é compreender que o mundo nos proporciona muitas possibilidades de aprendizagem e diferentes interações que extrapolam o ambiente escolar. A par desse contexto, o IEPI – Escola Pinhais assume essa desafiadora tarefa e, para isso, conta com uma equipe de profissionais especializados e dedicados, que não medem esforços para proporcionar aos nossos alunos uma educação de qualidade em um ambiente acolhedor.
Educação atualizada
Nesta escola, nossos alunos contam com uma educação moderna, pautada em valores e princípios éticos. Percorrem caminhos inovadores e fundamentados em uma proposta dinâmica e desafiadora. As aulas acontecem através de pesquisas, com projetos diferenciados, vivências e aprendizagem significativa, de forma a ampliar a construção do conhecimento. Esse é o nosso compromisso, ao qual se agrega o suporte do amplo conjunto de soluções educacionais do Sistema de Ensino Positivo.
O IEPI sabe que o futuro de nossos alunos depende de práticas educacionais diferenciadas e de muita dedicação por parte do corpo docente.
Acreditamos que a Educação só germina através do compromisso e do amor. Amor em tudo o que fazemos tem sido o nosso diferencial!
Venha para a IEPI
Endereço: Rua Jandaia do Sul, 737
Emiliano Perneta – Pinhais – PR
Veja também
- Ela produz a vida!
- O amor representado pelas mãos!
- A França sentiu a força Verde e Amarela!
- Quem quer, supera!
- Dedicação além dos número!
- Direito de todos!
- A nossa origem é o amor!
- Dedicação além dos números!
- Onde nascem os campeões – Julia Rigon de Brito
- 03/09 – Torneio Macoto Budokan
- Novas descobertas, sempre!
- A vida em movimento!